Pular para o conteúdo principal

Armário Cápsula - por uma vida minimalista

 Gentem!, fiz um propósito comigo mesmo antes de começar o ano de 2017. Sabe o que?  Ficar um ano sem comprar roupas.  E até aqui a experiência tem sido bacana, pelos seguintes motivos:

1- economia;
2 - disciplina e foco;
3- sustentabilidade;
4 - organização e criatividade.

 Desde novembro de 2016 ( última vez que comprei roupa), decidi que o ano de 2017 eu faria  algumas coisas sairem de uma listinha quase interminável de realizações. Sendo a  organização do meu guarda roupas um item dessa lista. Ok.

Já vinha praticando algumas ideias do armário cápsula, mas por falta de tempo ainda  não tinha alcançado o êxito desejado. Daí partindo da decisão de não comprar roupa durante um ano, resolvi fazer uma avaliação de tudo que tinha, o que não precisava mais e até aquilo que já não gostava mais.

E lá vou eu... tirei tudo de dentro do armário e joguei sobre a cama. Separei as roupas mais ou menos por duas estações ( inverno/verão), já que as demais  não ficam bem definidas para nós que moramos em Brasília. Daí sempre dá para mesclar uma peça de inverno com verão e verão com primavera e por aí vai...

O armário cápsula nada mais é do que   um  planejamento. E isso quer dizer que vc pode planejar não comprar mais roupas por um período de tempo, pode doar parte das suas roupas ou vender em bazar. Enfim, vc terá de pensar qual a forma que mais lhe convém.

No meu caso acredito que seja um pouco de tudo, porque quando planejei o armário cápsula percebi que tinha roupas suficientes para usar por mais uns anos.

Então basicamente o armário cápsula é a redução e otimização das suas roupas. Consiste em vc usar algumas peças por mais vezes.

 E foi que fiz, montei alguns looks com peças que costumava usar sempre com as mesmas composições. Nisso comecei a perceber qual roupa gostava mais  ou que peça não usava  há muito tempo.

Separei 54 peças, sendo calças, saias, blusas e vestidos para usar durante as  estações outono/inverno e assim vai até as próximas estações.

O legal disso tudo é que  podemos combinar  peças  como você nunca imaginaria, se estivesse com todas as roupas a sua frente.

E vc esconde um pouco aquelas que você sempre tende a usá-las pela facilidade e conforto do dia a dia. Passados três meses, volta-se novamente a criar novos looks baseados no clima da estação que se inicia, com isso vc tem a sensação de usar roupa nova sempre considerando que passou um período sem usar aquela peça.

Mas também vale lembrar que você pode mesclar roupas de inverno com verão a fim de multiplicar as suas peças e ainda usar a criatividade para sair do padrão das tendências. Isto é ESTILO, isto é qualidade de vida, isto é ter uma vida minimalista, isto é LIFESTYLE.

Fotografei alguns looks  e a medida que for combinando peças, vou mostrando aqui e contando a história de cada peça. Sim, porque tenho peças cheia de histórias.


Antes do armário cápsula todas as peças ficavam na arara

durante a organização


organização por cor  e ocasião noite/dia, traz uma sensação de leveza, pois tem poucas peças no armário
(aqui utilizo o mesmo para a calça/saia e camisa ou blazer por cima, ainda não encontrei o cabide ideal para que a peça de baixo não fique amassada, ainda estou em busca)

organização por cor  e ocasião, as mais escuras coloquei na parte superior do armário e as mais claras coloquei na arara baixo

Seguem alguns dos primeiros looks:









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As primeiras Tildas

Mulher grande também brinca de boneca? Sim, senhora! mais do que brincar, faz as próprias bonecas. Para mim, o ato de costurar é libertador, saber que posso fazer, a minha boneca, brincar de casinha fazendo paninhos de prato, fronhas, almofadas e outras coisitas mas, que nós mulherzinhas prendadas amamos fazer, pois podemos ser e fazer o que quiser. Essas foram as minhas primeiras Tildas, algumas com a professora, outras fiz sozinha. Tilda Musa de Verão by Lu Gastal, Tilda Camponesa, Tilda Mary Popins by Lu Gastal e Tilda Sea Doll  Tilda Sea Doll Tilda Alice

De coração e com coração

Quando vi  uma foto com o PAP no livro Faça Você Mesma da Maria de Melo Santos , fiquei apaixonada com a ideia dos tomatinhos cerejas transformarem-se coraçãozinhos pra lá de mimosos. E  essa semana a ideia saiu da foto e do livro e foi para a mesa. Lógico que aproveitei  a ocasião para usar o mussarela de búfala que tinha comprado no fim de semana, afinal não é sempre que temos esse queijinho maravilhoso na nossa geladeira. Sempre gostei da salada caprese, não sei se pela cor ou pelo o sabor, simplesmente me enchem os olhos! Amo tudo colorido,  e na culinária então... fica tudo mais apetitoso. Receita, não tem...!! basta colocar os ingredientes no palito de churrasco ou palito de mesa e harmonizar as cores, texturas e sabores, lógico  para a salada caprese, me parece que tem ter vermelho, verde e branco (queijo), azeite e outras coisinhas mais se for do seu gosto, como um pesto, por exemplo. Fiz com o que tinha disponível para mim no dia. Único detalhe que ...

Dia de festa duplicada

Há quatro anos atrás eu celebrava os meus 31 anos casando! Isso mesmo, casei no dia que fiz 31. Me parecia madura o suficiente para  dividir o mesmo teto como outra pessoa bem mais madura do que eu (ele estava com 54 na época). Somos a junção do moderno + contemporâneo. Foi um festa  simples, porém muito significativa!! Hoje 04.10.2018 - me vem todo um filme daquele dia de sábado, como fui dormir...como acordei, quais as sensações ao me dirigir até o salão para me arrumar...quais os alimentos (bem pouco, porque não sentia fome) que consumir naquele dia, o que pensava enquanto me arrumava...enfim, fiquei meia que anestesiada, tanto que só dias depois me dei conta que não usei o perfume que tinha  comprado  para usar na ocasião e não levei para o salão naquele dia tão tumultuado e feliz!     Eis alguns detalhes...